segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

“profissão professor”



Foto da internet.




desde o tempo de criança eu tive que estudar para um dia ser alguém
e repleto de esperança, não parava de sonhar, o meu futuro ia tão bem
sonhava em ser artista, engenheiro, economista, presidente, senador
também quis ser motorista, escrever pruma revista, general ou jogador
sob o meu ponto de vista eu era muito otimista, até que meu dia chegou
meu destino vigarista, escreveu na sua lista que eu seria professor...



ai meu amor
eu que via a vida bela, fui cair nessa esparrela de querer ser professor

ai meu amor
jamais pensei que o meu futuro fosse ser assim tão duro, me tornando um professor...



no início da carreira eu pensava que a escola fosse a grande solução
pra acabar com a pasmaceira que corrompe e que assola o progresso da nação
mas aos poucos constatei que devido a nossa lei nacional de educação
o que aprendi, o que ensinei e, nhoque, um dia, acreditei, era somente enganação
então tentei ser diferente com um trabalho inteligente que visasse o crescimento
incomodei a muita gente com poder suficiente pra impedir meu movimento...



ai meu amor
eu tentei uma mudança, mas fui pago com a vingança de um pseudo professor

ai meu amor
nosso ensino é atrasado e eu estou desesperado porque sou um professor...



mesmo com pena de mim, hei de ser até o fim, um professor que não tem grana
quem me ouve falar assim, pensa que tudo é ruim na profissão, mas se engana
pois o que é fundamental e não podem fazer mal, porque é ouro de mina
é o que me faz sentimental: aluno é tão legal, aluno é gente fina
o aluno é a razão pra eu insistir na profissão sem pensar em desistir
do fundo do coração, vou cantá-los no refrão e, valeu por existir...



ai meu amor
se não existisse aluno eu mudava o meu rumo e não seria professor

ai meu amor
se aluno não existisse eu esquecia a babaquice de querer ser professor...




1996

3 comentários:

  1. Nos tempos que correm a pior profissão do planeta, mesmo para aqueles que como EU, são professores por amor e não por dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Meu novo velho Dante, um grande abraço.

    Jorge Luiz.

    ResponderExcluir
  3. sua poesia é vacina que cura o tempo vazio
    abrs irmao

    ResponderExcluir