segunda-feira, 1 de outubro de 2012

II festival Beto Miranda de poesias.Rodada 5/ Olhos.








O tema escolhido pela poetisa
Ana Gouvin foi:




“Olhos”







&*&*&*&*&*







“perder-se”



(Dante Pincelli)










Macaé-RJ














“Código de Reciprocidade”




(Vinni Corrêa)







dentro dos teus olhos
leio a nossa lei do talião


olho por olho
língua por língua
pele por pele...


pois somos tal qual
quando nossos olhares se cruzam


somos iguais
pois me vejo no teu olhar






Rio de Janeiro-RJ












“Olhos noturno/olhar diurno”



(Ana Gouvin)




No indefinível noturno de um céu transparente
há uma forte e intensa estrela cadente
e foi quando teu olhar de forma atraente
descai aqui na terra a me observar.


Fenestra escancarada expõe tua alma
o quanto é límpida, luminosa e calma
exibindo o brilho que advém de tua aura
e candeia meu caminho por hora a alumiar.


De doce que é tão doce e é cor de mel
solto no mundo, largado ao léu
me arrebata e me ata em teu desmedido céu
para me perder em você e depois me encontrar.


Teus olhos falam o que tua boca cala
sinto teu grito, um gemido e até tua fala
me perco em teus olhos que acalenta e embala
tornando-me tua estrela, uma mulher a brilhar.


Eis-me intensa, rutilante em teu mundo
um único astro de teus olhos oriundo
provocando explosões, o amor mais profundo
refletida em tua íris, és minha estrela guia a amplificar.






Rio de Janeiro-RJ













“OLHAR”




(Edweine Loureiro)





Ora o mar,
Ora um lar…


Uma criança a brincar,
Um casal a se amar,
A vida a agonizar…


Ora a flor,
Ora o terror…


Uma cor,
Uma dor,
Um momento de estupor…


Em tudo o meu olhar
Encontra motivos
Para poetizar.






Saitama – Japão














“olhos de cão”



(Zecafran)






um cachorro de rua
com suas pintas
suas pulgas
perambula contente
pelo centro da cidade
cheira um poste
mija e se esfrega
alegremente
sai faceiro com olhar festejo
tá sempre atento
pra ver se sobra um pedaço
pra quem vive na rua
um pedaço e refeição




Niterói-RJ












“Meus olhos andam cegos de te ver”



(Izaura Carolina)

 










Macaé-RJ













“Olhos”



(Maria Mestriner)






Veja-me com os olhos de quem busca compreender
Me olhe com os olhos de amor
Para que não haja tropeços no meu caminhar.
há nuvens de areia sobre o seu sorriso
nas paredes do seu interior
apague toda esta amargura, pois
há rachadura, enorme friso.
Vamos lavar nossa alma , e entender que nos resta amar...







Americana-SP











  















“SUAVE MARÉ”



(Jorge Luiz)




Teus olhos me arrepiam
Tua boca me domina
Teus braços me aquecem
Tuas pernas me prendem
Teu hálito me embriaga
Tua voz me encanta
Teus ouvidos me escutam
Tuas mãos me acariciam
Teus pés deixam pegadas
Tuas pegadas seguirei
Te farei musa
Mulher dos meus pecados
Te farei amante
Diante dos meus desejos
Te serei fiel
Ao céu te elevarei
Te carregarei nos braços
No regaço encosto o meu rosto
Justapostos olhos nos olhos se hipnotizam,
Na embriaguez exultante
Somos todos amantes
Das musas presas nas retinas
Amazonas, meninas guerreiras,
Nas fronteiras rio / mar
Meus olhos espreitam
O banzeiro trazendo a bela princesa
Na correnteza suave da maré.





Rio de Janeiro-RJ














        “Cor de meus”




          (Cinthia Kriemler)






        Quanto diz
        essa tela de estrofes
        em que todo clarão é um verso?


        Quanto escondem
        esses lagos bem fundos
        onde os mistérios flutuam?


        Quanto cabe
        nesses céus de mil luas
        em que cada fase é segredo?


        Quanto mente
        esse lugar de poentes
        cor de mel
        cor de meus?





Brasília-DF












“não entendo”



(Ricardo Prins)





os olhos são a janela da alma
para menino olhar na janela dos outros seu intrometido
pimenta nos olhos dos outros é refresco
ah...quer saber?
VAI TOMAR NA JANELA DO SEU OLHO!






Curitiba-PR













"Inconveniente Máscara nos Olhos de um Amor Bandido"



(Paulo Acacio Ramos)





Se pensarmos na máscara
como alter-ego
ou o outro eu,
logo personagem,
aquele que somos
sem que se veja,
a que alguns chamam ânima,
aquilo que nos anima
e nos dá a chama,
e os olhos como portas
para a alma,
ou o eu animado pela chama,
e pensarmos que só somos
a chama que nos brilha nos olhos,
que nos superamos
e fazemos ler pelos olhos,
únicos pontos de verdade
nas máscaras diárias
de repressão de superego,
então os Olhos estão lá,
podes vê-los no centro
da máscara
com suas chamas acesas
e animadas em mim,
em ti e em todos,
logo penso que a máscara vale
como forma de atribuir olhos...
a quem não os tem
(Panos para mangas
e pernas para que te quero!)






Trofa-Portugal


















O poeta Edweine Loureiro
escolheu como tema para a 6ªrodada do II Festival Beto Miranda de Poesias,




“DEUSES”




Os trabalhos devem ser enviados, preferencialmente, pelas mensagens do Facebook pra:



Dante Pincelli O Velho



e, no caso de formatação diferente, arquivo fotográfico etc,
envie para  o e. mail:



dantearte@hotmail.com



Os trabalhos de vem ser enviados até sexta feira, dia 05 de outubro, às 12:00 h, impreterivelmente.








Orgulhosamente.

Dante Pincelli




7 comentários:

  1. Mais uma rodada de "encher os olhos" dos amantes da Poesia. Parabens, colegas.

    ResponderExcluir
  2. De olhos postos na Poesia enviada lacrimejo-me de alegria pela rima encontrada...

    ResponderExcluir
  3. olhar mar
    olhar passaros
    olhar pra cima
    olhar pra baixo
    olhar pra todos os lados
    feche os olhos e abra a boca
    ......



    parabens poetas....como diz o caetano.....ta tudo lindo

    ResponderExcluir
  4. Não me canso de olhar, o quão a poesia nos faz enxergar, o amor em cada ser, a janela aberta de todos os corações juntos a bater.
    Redundância falar, lindas poesias, maravilhosos poetas.
    Grata por poder participar desta festa.

    ResponderExcluir
  5. Eu nem tenho o que dizer, tudo foi dito, então desconsiderem este comentário.

    ResponderExcluir
  6. Olha eu aqui!!!
    tava destraida na vida e deixei de acompanhar o blog...
    vejo que anda a todo vapor
    fico muito feliz

    mãe, arrasou na ou no foto-poema

    beijos besta

    ResponderExcluir