quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

"Para Beto Miranda".

Esta é uma canção do Beto Miranda e minha, mas aqui, coloquei apenas a parte escrita por ele, pois hoje é seu aniversário e ele é o grande homenageado.
Em 1980 tínhamos um Grupo chamado "CORPUS LIVRES", compúnhamos, tocávamos sempre, participávamos de festivais e até fizemos uma temporada do shows que tinha o mesmo nome desta canção: "VIAJANDO".
No cenário tinha, dentre outras coisas, uma gaiola quebrada e um muro pichado assim :
"POVO MOLE EM DITADURA TANTO BATE ATÉ QUE FURA".




fotos do projeto "Corpus livres"






"Viajando"



Corri mundos, passagens

E cantos proibidos

Vi pássaros, regatos

No caminho do perigo

Ouvi gritos, gestos e vozes

Do paraíso

Nas palavras, pensamentos

E risos de um perdido...

É preciso viajar

É preciso...

Por essa vida desvairada

Nas curtas linhas que escrevo

Por essa longa estrada

É preciso viajar

É preciso...

Por ninhos de serpentes

Pelas vilas e bordéis

E por mais que você tente

Se prender como quartéis

É preciso viajar

É preciso...


Canção de Beto Miranda



O mundo deveria decretar feriado no dia de hoje, pois foi num dia como este que, há anos atrás, nascia um dos maiores poetas que o mundo gerou, um artista daqueles que dá vontade de conhecer cada vez melhor, cada vez mais.

Infelizmente ele nasceu no Brasil, país que não valoriza seus artista nem a arte de quem não tem “padrinho”, por isso teve que se render à atividades que gerassem renda pra sustentar a sua família, ainda que trabalhando com a criatividade, ele tem que passar pela aprovação de clientes exigentes e que não entendem a arte de criar, mas como tudo tem o seu lado bom, se ele não nascesse aqui, talvez tivesse rico e todos o conhecesse, mas eu nunca teria tido a oportunidade de conviver e aprender tudo sobre escrever com ele.

Sem exagero algum, Beto Miranda é o melhor poeta que conheço.

Parabéns amigo Beto.

A Izaura ta me perguntando se eu acho mesmo que ele é o melhor poeta que conheço, logo ela, que sabe que não sou chegado a hipocrisias baratas, se eu não achasse que ele é o melhor, eu diria que é grande poeta, um dos melhores etc... Eu li Neruda, Drumonnd, Maiakovski, Chacal, Jorge de Lima, João Cabral, Bandeira etc etc etc, mas nenhum deles falou exatamente aquilo que eu queria e da forma que eu queria, por isso o Beto Miranda é o que melhor traduz as coisas de mim, pra mim, em mim.

3 comentários:

  1. Brigadão Mano Dante, não tenho palavras para agradecer a homenagem, fotos de que nem eu lembrava mais (do tempo que ainda tinha cabelos, rs). Agora sinceramente, concordo com a Izaura, a grande verdade é que naquela época em que convivamos juntos, fazendo teatro, escrevendo e compondo canções, escrevi coisas interessantes motivadas e inspiradas muito mais pela sua genialidade e criatividade do que algum talento literário que por ventura tivesse. Me sinto honrado, mas me comparar a este mestres da literatura, soa como sacrilégio. Mas se pelo menos, servi como instrumento para despertar este maravilhoso dom que vc tem, já me envaidece e me enche de orgulho.
    Um grande Beijos para todos.
    Salve Dante, Isaura, Liz e todos os seguidores do Blog

    ResponderExcluir
  2. Deixa de ser bobo seu bobo, quando eu te conheci vc já escrevia com lirismo, ludicidade e pura poesia, enquanto eu, escrevia protestos rasgados, (língua afiada)...
    Nossa conjunção gerou grandes obras que infelizmente não foram devidamente registradas, mas como meu cabeção tem memória de 800 gigas, consigo lembrar de quase tudo...
    Lembro que nos conhecendmos num festival de música, meia hora depois estávamos tocando juntos, cada um tocou percussão na música do outro...
    Lembro que neste dia, enquanto tocávamos a música "VIAJANDO", alguém gritou da plateia: QUER VIAJAR? PEDE PRA CAGAR E SAI BATIDO!!!
    E que enquanto tocávamos "RALEI A CARA NUM CHÃO TÃO PEQUENO QUE NÃO TEM NEM LUGAR PRA ÍNDIO", a plateia delirante explodiu numa VAIA sem precedentes na história da música brasileira.
    Istas memórias não tem preço.

    ResponderExcluir
  3. Acho que em Minas, Laginha, a vaia foi maior porque tinha mais gente.
    Agora com vcs Grupo Corpus Livres do Rio de Janeiro: ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ, muitos aplausos...
    Quando a gente começou a cantar e não era SAMBA: UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU, a maior vaia mineira de todos os tempos...Ahahahahah eu me diverti muito....
    Foi bom pra vc também?

    ResponderExcluir