sábado, 21 de abril de 2012

Apresentação de um Jurado, comentários e notas (Dor e Poesia)


O jurado especialista
Nilton Riguett 
é professor de Português e, possui três livros de poesia lançados em: 1995 (Poética); 1996 (Ritmo de Poesia); e em 2005 (Estilos). Mantém o blog: niltonriguetti.blogspot.com . Já promoveu dezenas de eventos, desde concursos escolares de poesia, eventos esportivos e culturais, até os estaduais de xadrez na cidade de Trajano de Moraes.
 Nilton Riguett,, gentilmente, concedeu a cada um dos 12 finalistas deste concurso o seu livro :

“Estilos”

Que é uma obra inovadora, já que suas páginas são coloridas.
O nome refere-se aos vários estilos existentes no livro, desde poemas a contos e crônicas. Para cada estilo, uma cor de página foi adotada.
Para escrever, Nilton teve dois convidados especiais : Luiz Carlos Riguetti, meu irmão (que é melhor que eu) e meu amigo Ton Sarti.
É uma obra que oferece aos leitores uma leitura agradável pelo ineditismo das páginas coloridas. O leitor é convidado a ler da forma que melhor lhe aprouver. Caso escolha o estilo "Recortes de Jornal",por exemplo, lerá as páginas amarelas, etc. Também pode optar por ler a obra de um ou outro autor, mescladas no livro em páginas alternadas, também selecionáveis pela cor. Uma terceira opção é lê-lo página a página, em ordem numérica, e terá o sabor de todos os estilos. Mas a melhor das opções é ler.

****


A professora Maria de Lourdes Almeida ainda não pode participar desta rodada, por problemas pessoais (por isso, faremos como da última rodada, tiraremos a média das notas dos jurados leitores para substituir a nota de Maria) esperamos que ela supere as dificuldades e participe conosco, nos brindando com sua sabedoria e sensibilidade.

****

Os poetas Erato Poeta e Turrinha foram os vencedores desta rodada e cada um ganhará um livro:
“Luz Vermelha Que se Azula.”
 De Nilto Maciel
Expressão Gráfica Editora, 2011.
Parabéns poetas!


****


O leitor/comentarista Paulo Acacio Ramos ganhou um par de ingressos para o Centro cultural Sobrado 70, por ter apostado no poeta Erato Poeta, com 58 pontos.
Parabéns Paulo!

****




%#%#%#%#%#%#%#%
 Comentários e Notas:
%#%#%#%#






“ALMA RUTILANTE”
( J )


Felipe Neto Viana- O início do poema sugeria um encavalameto sufixal interessante que morreu no decorrer. Pus minhas lentes de grau máximo e não enxerguei nada que condizesse com a temática proposta. Sugiro ao poeta J. que acorde no certame porque toda competição é cruel por mais poética que seja. Seja mais conciso em suas elaborações e terá chance de reverter esse jogo. Nota 6



Marcelo Asth- Vê-se como ornamento do poema a semelhança de imagem e som das palavras que findam um verso com as que começam o outro. Ideia interessante para o exercício, porém, falta maior coesão e força para lançar esse jogo nas palavras. A ideia da perda de alguém amado é um tema em potencial para poetizar a dor, mesmo sendo um lugar-comum – por isso é ainda mais difícil se embrenhar nessa dor. Alguns versos imaturos, como “E o vento do mal a levou” e outros muito rasos, como “Sem a ilusão de te perder”. Mas é nítida a tentativa da expressão do sentimento, que é passada ao leitor.
O uso do “oh” faz o poema ficar um pouquinho mofado. Mas ele vai se arejando no decorrer da leitura.
A escolha das palavras é algo fundamental na confecção dos versos: é importante criar imagens fortes, que levem o leitor a criar sua história nessa recepção.
Nota: 7

Camila Furtado- Delicado, triste tom de despedida. Se é para falar de dor, não há uma maior do que aquela do que poderia sido e não foi. Nota 9

Nilton Riguett- Gostei da rima, mas acho que se perdeu em devaneios, sem ter-se aprofundado
na temática a que se propôs. Nota :6


Stella Monteiro- 3,5

Renata Buzak- 4

Izaura Carolina- 4

Média- 4

Total: 43,5




&*&*&*&*&*




“Sacro ofício”
( Andrade)



Felipe Neto Viana- Estupendo. O bonequinho do jornal 'O Globo' aplaudiria de pé se um filme fosse. O tema alçado com criatividade sem deixar a peteca cair em nenhum verso. O título emprenhado do e no poema servindo tanto como 'sacro ofício' quanto 'sacrifício'. O poeta Andrade já vem beirando o meu importante 10 nas levas anteriores. Surgiu o grande favorito no certame. Nota 10



Marcelo Asth-O poema tem momentos fortes e com versos bem escolhidos, como: “Bate o martelo: toda letra fere, mas toda palavra cura” e “desta mulher mariana, que recebe em teu ventre um filho nunca rogado” - ao comparar com a folha que recebe a dor que o poeta lança sobre ela. Mas o poema se perde em muitos outros instantes, em labirintos de explicações demasiadas e muitas facetas (parecem surgir vários autores e estilos ao longo do poema). Poema que explica a dor, mas não a sente. É repleto de imagens boas, mas que, por vezes, não se sustentam pelo excesso de palavras para se chegar ao seu objetivo. O final tem bom arremate.
Nota: 7,5

Camila Furtado- Poesia metalinguística, um deleite para quem sabe a dor e a beleza de ser poeta. Espetacular! Nota 11. Nota 10

Nilton Riguett- Ora rimando, ora não, o tema está bem defendido, embora não sendo uma boa escolha. Nota 6


Stella Monteiro- 4,5

Renata Buzak- 5

Izaura Carolina- 5

Média- 5

Total: 53




&*&*&*&*&*




“Temporal”
(Cachorro de Rua)

Felipe Neto Viana- Salvo engano analítico de minha parte, o poema me pareceu já constituído anteriormente ao tema proposto. O último verso se desvela como um encaixe: um encaixe mal feito. Cachorro de rua precisa atentar também na gramática. Em um certame emparelhado como este se apresenta não se deve vacilar na linguagem e nem se deve tentar ludibriar o tema proposto.   Nota 7.

Marcelo Asth- Título com boa influência na atmosfera. O poema é fluido, potente e atingiu seu objetivo. Palavras certas e enxutas. Imagens de uma simplicidade que causa a dor. Acredito, por leitura minha, que o sentimento está mais para a melancolia, mas cabe aqui essa dor de tudo girar desde-sempre e para-além. O início traz uma história poética bem escrita e detalhada e o final tem um acabamento que parece ser uma ficha caindo na consciência – quando “acordamos” da rotina e nos percebemos como gente numa configuração. O sentimento de não pertencer é dor boa prum poeta abraçar.
Atenção para a pontuação (vírgula!), que pode conduzir a outra leitura, como no início do poema. Pareceu, a princípio, que o certo era “sentada”, fazendo menção à mãe que ora.
A falta de pontuação pode, de fato, ajudar o poema a se resignificar ou deixá-lo num ponto confuso...
Também atenção para a ortografia – um poeta pode até esquecer-se desses detalhes quando tem ao lado um editor, um revisor... mas aqui, o poema é apresentado aos jurados e aos leitores como foi escrito. Isso é para todos. É só um toque – não que isso faça perder a poesia.
(se for problema do teclado, deve notificar à organização do concurso e solicitar as alterações).
Nota: 9


Camila Furtado-  Forte, existencial, de um frio tocante. Me lembrou Cazuza: "Pra poesia que a gente não vive transformar o tédio em melodia." Nota 9


Nilton Riguett- Simples, poesia pura, temática bem trabalhada, boa composição de tempo. Nota 7

Stella Monteiro-4

Renata Buzak- 1

Izaura Carolina- 4

Média-3

Total: 44




&*&*&*&*&*





“Máscara de dor”
(Bené)

Felipe Neto Viana- O poeta Bené que arrebatou a última leva com o seu haikai de duplo sentido agora apresenta um poema simplório, com rimas pobres ('alegria' e 'poesia', 'tristeza' e 'natureza'). O poema foi salvo da forca pelos dois últimos versos e pela concisão que bem ou mal se faz necessária. Cair na armadilha do lugar-comum pode trucidar o poeta neste certame. O poeta Bené precisa retomar o nível da primeira leva para se recuperar na competição. Nota 7,5



Marcelo Asth- A ideia cabe simples e exata na apresentação das máscaras. Por mais que o sentimento da dor não esteja posto aqui, de cara – e esteja mascarado -, a definição da dor não fica gratuita. É uma inocência poética de afirmação que passa bem.
O título sublinha demais, quando especifica com “de dor”. Boas imagens e boas máscaras escolhidas. Mesmo a primeira parte sendo uma apresentação da ideia da segunda, ela se difere muito do estilo do desfecho – talvez haja nesse ponto um pequeno buraco que faz a leitura tropeçar.
Nota: 8,5

Camila Furtado-  A dor em diferentes esferas de sentido. E o melhor, todas valem a pena se viram poesia. Nota 9

Nilton Riguett- Pouca profundidade ao tema, sem maiores encantos. Nota 6


Stella Monteiro- 5

Renata Buzak- 3

Izaura Carolina- 4

Média- 4

Total: 46






&*&*&*&*&*




"Poetar"
(Turrinha)

Felipe Neto Viana- As 'tais flores da revolta' acarretam a poesia ou ato de fazer poesia, o 'poetar'. A menção implícita a Baudelaire deu o tom qualitativo a este poema que poderia resguardar menos versos. A poeta Turrinha se apresenta como boa concorrente neste certame e poderá surpreender nas próximas levas se aderir à condensação poética.  Nota 9,5



Marcelo Asth- Poema imagético, bem conduzido, com ares antigos. Não comparando, mas me lembrou Pessoa em: “Fosse eu apenas, não sei onde ou como, uma coisa existente sem viver”.
Riqueza de significados com o uso da palavra “mudo” - que além da mudez, traz uma mudança do estado de ansiedade para o estado de contemplação. Imagens de contraste, como a do cérebro – o que seria mais facilmente ligado ao sótão, vem aqui como um porão; o que seria um espaço repleto vem desabitado. Sugiro a leitura (a todos os poetas do certame) de “A poética do espaço”, de Gastón Bachelard, que traz reflexões e relações muito poéticas entre a casa e nossos sentimentos e pensamentos sobre o mundo.
Link para o livro:  http://pt.scribd.com/doc/57089481/BACHELARD-Gaston-A-Poetica-Do-Espaco
Alguns versos pedem pra serem revisitados pelo autor antes de o poema receber o ponto final, como no trecho: “(...) seleção de joios no trigal da existência e minha pena repousaria no umbral das penas”.
Título comum – o poema é melhor. Quase excessivo, mas bem concebido.
Nota: 9

Camila Furtado-  Lindíssima! Não sentir é não ter história, é não gerar poesia, é folha em branco. Sou dessas.  Nota 10

Nilton Riguett- Gostei da construção do tema, criatividade própria de grandes poetas. Nota 7,5

Stella Monteiro- 4,5

Renata Buzak- 5

Izaura Carolina- 4,5

Média-5

Total: 55




&*&*&*&*&*




“habitação“
(Sofia Amundsen)





Felipe Neto Viana- A poesia é habitada por tudo o que vive, inclusive pela dor. Mas a dor, poetisa, deveras sente? Não a encontrei. Algumas associações me incomodam em seu poema: ' vida nasce tímida e apaixonada como um beija flor'. Senti um clima haikaísta habitando em seu poema. Sofia, o seu pseudônimo sugere sabedoria. Seja sábia o bastante para alçar os grandes voos neste certame que você é capaz de dar. Seja menos subjetiva. Seus poemas são feitos unicamente para você e isso é tiro no pé em um certame. Nota 7

Marcelo Asth-  Pode ser que a dor pedida nesta etapa do concurso esteja dentro da “moita escondida no céu”. Pode ser que a autora sinta essa dor em alguma de suas imagens escolhidas para a feitura do poema, mas na recepção - no que já se encontra fora do alcance do poeta, quando o poema é lançado -, fico numa tarefa difícil. O coração-vodu-agulhado é a imagem mais impactante e dolorosa. O poema é colorido, fluido e imagético. Mas também inocente demais, sem ousadia de imagens e vago em algumas colocações.
Nota: 7

Camila Furtado-  Belo poema, mas alguns versos me pareceram desconectados, como se fossem diferentes mensagens. Nota 8

Nilton Riguett- Bom jogo de palavras, mas sem apego ao tema. Nota 6


Stella Monteiro- 3,5

Renata Buzak- 4

Izaura Carolina- 4,5

Média- 4

Total:44





&*&*&*&*&*




“DOS CACOS QUE VOCÊ DEIXOU PRA MIM”
(Emanuel Ferreiro)


Felipe Neto Viana- Combinação perfeita dos signos, saltando de um verso para o outro. O tema proposto é decifrado através do jogo estabelecido entre os signos. O poeta Emanuel se mostra exímio trabalhador das palavras. O veio concretista lhe é natural e pode render bons momentos ainda neste certame.   Nota 8,5



Marcelo Asth- Bom ritmo. Musical e poético, estilo Itamar Assumpção. Pode virar composição, mas... tratando-se de um certame, falta ser mais arriscado, mais instigante. Rimas fáceis, pouca profundidade na construção, mas belos efeitos no que se faz repetir e constatar. Simples e direto. Título original que arremata a ideia do poema - parece nome de livro.
Nota: 8


Camila Furtado- Belo, porém o uso de rimas pobres prejudicou a intenção. Nota 7

Nilton Riguett- Arte bem construída, mas o apelo à rima deveria ser melhor produzido. Nota 6,5


Stella Monteiro- 4

Renata Buzak- 4

Izaura Carolina- 4

Média- 4

Total: 46






&*&*&*&*&*






“GRÃO DE POESIA”

(Erato poeta)


Felipe Neto Viana- Da tristeza nascem as pérolas. 'Mas para fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza'. Erato Poeta criou uma verossímil arena masoquista que supostamente existe dentro de cada poeta digno. Erato estava triste ao extrair de sua ostra tal pérola? É um poeta de essência romântica que sabe trabalhar as alegorias. Surgiu um novo favorito no certame. Nota 9,5



Marcelo Asth- Duplo sentido poético, de cara, em “me doo”, tratando do tema e do que será abordado. Versos com afirmações do tipo “A dor é o seu estandarte” e “A dor é grão de poesia” podem ser mais trabalhados, não trazendo definições na bandeja. “Se apraz” e “cama de pregos” são palavras que se casam e fazem o verso ficar forte – é bom de mastigá-lo. Boas imagens, como a de ser forte enquanto o mar espanca. O título é muito explicativo, poderia deixar mais para o poema.
Nota: 8,5

Camila Furtado- Poema afiado, como a palavra sentida. Belíssimo o verso " As palavras são pulsares de dentro, onde as ondas calejam ostras que produzem pérolas." É de uma verdade cortante. Nota 10

Nilton Riguett- Inspiração pura! O ineditismo me impressionou. Tema bem exposto. Nota 8


Stella Monteiro- 4

Renata Buzak- 5

Izaura Carolina- 5

Média- 5

Total: 55





&*&*&*&*&*





"Sadô, o poeta"
(iniko)


Felipe Neto Viana-, Esse final repulsivo me causou náusea no café da manhã. O poeta iniko é ousado mas precisa dosar as sensações  causadas pelas palavras. A hemorróida e a poesia foi a melhor combinação quanto ao tema proposto. Iniko é um poeta que pode crescer na competição.   Nota 8,5



Marcelo Asth- Poema firme e bem feito. Sem pieguice. Momentos metalinguísticos que colocam o leitor em outra posição, provocando novidade e frescor. Opção por virar o tema pelo avesso: seria essa força violenta das palavras uma espécie de dor velada do poeta?
Os versos “ele concebe” e “ele não sofre” ficam muito demonstrativos, são menores que o poema.
Poesia não é feita só de borboleta. O final é forte, porém sem impacto. É corajoso em liberdade, mas é gratuito na tentativa de ser escatológico, cru, áspero – não pelas palavras utilizadas, mas pela força da construção. Não acertou meu rosto em cheio.
Nota: 8,5


Camila Furtado-  O grotesco também tem poesia, só não soa agradável como se espera. Eis aí a quebra de expectativa, de onde extrai-se a literariedade. Nota 9

Nilton Riguett- Boa construção e capacidade demonstrada. Nota 6,5


Stella Monteiro- 3,5

Renata Buzak- 4

Izaura Carolina- 4

Média- 4

Total: 49




&*&*&*&*&*





“A TINTA DE ESCREVER”
(Annie Alexandre Guerra)


Felipe Neto Viana- Delicadamente a Annie guerreira desfia mais um poema. Annie se vale de palavras remansosas que acolhem o coração dos leitores. Como jurado, deixo o coração de lado e tecnicamente também não encontro nada prejudique a estrutura do poema. Um bom poema precisa atingir cabeça e coração e esse pode ser um risco que prejudicará a Annie guerreira no futuro da competição. É uma concorrente que mantém o nível elevado e se apresenta como favorita no certame. Nota 9



Marcelo Asth- Lindo. Traz um início um pouco truncado, parecendo roubar uma estrutura de contação de história. Mas se mostra forte por estar mascarado. A ideia da doação, de usar a tinta do sangue para escrever versos poderia ser mais trabalhada. Em seu final reverbera semelhança com Vinícius de Moraes (não comparando poetas): “A rosa com cirrose, a anti-rosa atômica. Sem cor sem perfume sem rosa, sem nada”.
Nota: 8,5

Camila Furtado- Poema delicado, comovente e incrivelmente imagético. Consigo ver tudo, a anciã, a dor, a perda de cor. Nota 10

Nilton Riguett- Temática decidida, bem escolhida, composta sem profundidade. Nota 6,5


Stella Monteiro- 4,5

Renata Buzak-5

Izaura Carolina- 4,5

Média- 5

Total: 53






&*&*&*&*&*





“DESVÃO”
(Scott B. Coffe)


Felipe Neto Viana- A dor acompanha o poeta digno seja aonde for. O poeta Scott foi sucinto e adequado ao tema proposto. Pode ser uma boa promessa no decorrer do certame. Nota 9



Marcelo Asth- Poema direto, sem curvas. Como a dor. Rimas apropriadas que atraem com melodia. Boa ideia de se aliar à dor. Intertextualidade com Pessoa em “Autopsicografia”, bem cabida e sem mostrar, de forma escandalosa, que essa é sua intenção. O poema é fino, elegante. O precipício talvez não tenha sido a melhor escolha como imagem final. Título bem colocado.
Nota: 9,5

Camila Furtado- Outro poema espetacular da rodada. Ser poeta é, antes de tudo, sentir. Também merece nota 11. Nota 10

Nilton Riguett- Simples, conexo, tema defendido. Nota 6,5


Stella Monteiro- 4,5

Renata Buzak- 4

Izaura Carolina- 5

Média- 4,5

Total: 52




&*&*&*&*&*






“A gravidade de um suicídio”
(Reyú Maôro)



Felipe Neto Viana- O poema divagou sem atender as minhas expectativas. Vazio eu permaneço. O poeta Reyú precisa lapidar melhor suas palavras e empregá-las sem que se tornem tediosas. Pode cair nesta leva. Nota 6,5

Marcelo Asth- O título soa estranho e didático. Ótimos os quatro versos iniciais. O desenvolvimento do poema parece fazer o que o início propõe e convence com a alta velocidade de imagens. Palavras bem escolhidas, com ritmo intenso. Final que se perde – sem peso e com um desfecho banal e clichê.
Nota: 8


Camila Furtado-  Bela alegoria da morte, que começa antes mesmo do próprio ato e como se uma purificação, o ato resulta em poesia. Nota 9

Nilton Riguett- Ineditismo profícuo, sem manobras. Boa construção. Nota 7


Stella Monteiro- 4,5

Renata Buzak-4

Izaura Carolina- 5

Média- 4,5

Total: 48,5





8 comentários:

  1. Feliz demais pela vitória (empatado com Erato) nesta rodada onde tantos brilharam! Abraços, parabéns a todos e boa sorte nas próximas rodadas!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a todos os jurados pelos comentários e também aos comentaristas que confiaram no meu poema.

    Me decepcionei, um pouco, pelas notas dos jurados Marcelo e Nilton. Honestamente não acho que o meu poema merecia a segunda menor nota empregada pelo Marcelo (7,5), entre todas que ele empregou... Percebi uma disparidade estranha entre as notas que todos os jurados me deram. Já o jurado Nilton, ''o tema está bem defendido, embora não sendo uma boa escolha'', não entendi! O que não foi uma boa escolha se o tema foi bem defendido? Só eu to enxergando incoerência aí?...

    Abraços, e parabéns aos poetas vencedores da rodada! Não to aqui pra tirar o mérito de ninguém, só questionei o que percebi nas avaliações do meu poema.

    Andrade.

    ResponderExcluir
  3. Roberto Carlos, Mora?21 de abril de 2012 às 18:14

    Andrade , calma aí, todos nós percebemos que seu poema era o melhor dessa leva, mas se toda unanimidade é burra, os jurados não foram burros, eles apenas confirmaram a 'regra'.
    Os dois Jurados aos quais você questiona, também questiono, embora os dois vencedores também sejam merecedores.

    Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  4. os jurados sao otimos....estao em alto nivel....parabens a todos

    ResponderExcluir
  5. poemas legais de dor! mas aquelas letras do post no blog, com umas cores que não dá pra ler nada. Seria melhor padronizar com uma fonte simples. parabéns a todos mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela sugestão Sr. Anônimo, não fazia ideia disso.

    ResponderExcluir
  7. Então vou aproveitar a deixa... Não gosto do layout do blog, acho amador e pessoal demais. Os poemas são muito bons, o concurso está excelente, mas acho que o tal do Dante está mais preocupado em aparecer do que os poetas participantes (a começar pela foto do layout, desnecessária.)O concurso em si está indo bem, com poucas falhas.

    ResponderExcluir
  8. Sr Anônimo, primeiramente , não precisa se esconder, pode se mostrar, porém se prefere assim, eu respeito.

    Tenho este blog e escrevo nele - sozinho- há cerca de 1 ano, talvez um pouco mais, no final do ano passado criei um festival de poesias com poetas de várias partes do Brasil e da Europa- vide postagens anteriores- isso me deu coragem e força para criar este concurso, ao qual me dedico intensamente- e bote dedicação nisso-, com honestidade e carinho.

    O motivo de ter a minha foto lá em cima é porque o blog é meu, embora eu tenha colaboradores, toda a responsabilidade do que é postado aqui é minha.

    Mas adoraria saber quais as poucas falhas as quais vc se referiu, pois talvez me ajude a corrigir e melhorar, estou sempre aberto a este tipo de crítica, ou seria colaboração?

    Aproveito a deixa para te convidar a voltar as páginas pra ver o resto do meu trabalho que está grafado neste espaço.

    Compreendo, sinceramente o que vc disse, mas acho que é porque vc conheceu o blog agora, durante o concurso.

    Está convidado a continuar comentando como queira sobre o que quiser, é uma honra ter alguém que está disposto a apontar nossas folhas, ops, falhas.

    ResponderExcluir