Nota
Poetas e leitores. Dois jurados tiveram problemas pessoais e, nesta rodada, não puderam enviar as suas notas a tempo de serem somadas nesta postagem, por isso, pensando em não prejudicar a nenhum poeta nem comentarista, fizemos o seguinte:
O Jurado especialista, Nilton Riguett e a jurada leitora, Maria de Lourdes Almeida, teriam que dar notas de 6 a 10 e de 1 a 5, respectivamente, pois bem, para substituir estas notas, optamos pela soma dos outros três jurados de cada categoria e tirarmos uma média para ser somada, média esta que foi arredondada para cima – ex: ´4,5 + 5+ 3,5 = 13... 13/3 = 4,3333333 ou 4,5.
Façam suas contas e, em caso de engano, comunique-me pelo Facebook com Dante Pincelli O Velho.
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Apresentação dos jurados especialistas (estes darão notas de 6 a 10 acompanhadas de seus comentários). São eles:
*Felipe Neto Viana é jornalista e tradutor ;
*Marcelo Asth tem 24 anos e é um friburguense radicado no Rio. Poeta, performer, professor de teatro para idosos, aluno de licenciatura em Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e designer. Foi vencedor do I Concurso de Poesia Autores S/A em 2011. Participou em 2011 da coletânea "A Polêmica Vida do Amor" (Editora OitoeMeio) e em 2012 lançará, também em coletânea com outros poetas, "Poesia.com" - livro que contará com diversos autores participantes do I Concurso de Poesia Autores S/A (Editora Multifico);
*Camila Furtado é professora e tradutora. Fundou o blog Autores S/A, onde vez ou outra se arrisca em alguns textos. Poesia e contos são suas grandes paixões, assim como a literatura advinda das novas mídias sociais;
Apresentação da juradas leitoras (estas darão notas de 1 a 5 com comentários facultativos). São alas:
*Renata Buzak é professora de Literatura Brasileira, Português e Redação;
*Stella Monteiro foi professora e capacitadora de professores. Atua como psicóloga clínica e psicossomática. Apreciadora da literatura e da poesia ;
*Izaura Carolina foi Iluminadora e fotógrafa de teatro nos anos 70, expos suas fotografias em diversos salões (RJ e SP), artesã, professora de artes e história da arte e minha musa há quase 30 anos.
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Notas e comentários:
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"DA NATUREZA DOS RIVAIS"
(ANNIE ALEXANDRE GUERRA)
Felipe Neto Viana
Perspicácia e surpresa da Annie guerreira. O poema flui sem clichês e o título foi bem construído. Só me resta conceder a nota dez.
Nota: 10
Marcelo Asth
A predação animal e real que está presente na natureza, dentro da imagem irreal e popular das várias vidas do gato. Boa costura. Imagem muito interessante, mas também apresentando palavras abundantes para o haicai – não que seja necessário metrificar ao estilo japonês. Creio que o título também venha a ser abundante. Ele sublinha o que será dito, entrega o jogo, é grande. Este haicai não vem somente como uma observação singular da natureza, do que o poeta enxerga no entorno, mas vem apresentado como questão – não desmerecendo que ela foi bem engendrada. Talvez fosse melhor ver esses três versos se desdobrarem em um poema. Ou se apresentarem como estão como um poema, e não como haicai.
Nota – 8
Camila Furtado
Incrivelmente criativo, impactante.
Nota - 10
Média - 9,5
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Renata Buzak-5
Stella Monteiro- 5
Izaura Carolina-4,5
Média- 5
TOTAL: 57
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“SATORI II”
(Scott B. Coffe)
Felipe Neto Viana
A ideia da migração dos pássaros é sempre encantadora e o poeta soube trabalhar com suavidade.
Nota: 9,5
Marcelo Asth
Um momento único de uma percepção singela, de forma direta. Por trás dessas palavras, a liberdade também voa, sem precisar ser mencionada como palavra na face do haicai – fica como sentimento na leitura e perdura. Quase perfeito na métrica – o que aqui não está sendo colocado em questão. O título é adequado, trazendo o termo zen budista de compreensão e iluminação, bem cabido ao instante da tradução do que é visto pelo autor.
Nota – 9,5
Camila Furtado
singelo, porém comum, generalizado por demais.
Nota - 7
Média - 9
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Renata Buzak 2,5
Stella Monteiro- 3
Izaura Carolina-4,5
Média- 3,5
TOTAL:48,5
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"SALVEM"
( J )
Felipe Neto Viana
O diferencial ficou na tentativa, quase foi.
Nota: 7,5
Marcelo Asth
Apesar da validade da mensagem anunciada, o haicai não se sustenta. Despenca. Se for pra sair da métrica japonesa e não seguir uma silabação rígida, que seja para trazer algo novo, que imponha surpresa ou frescor para a leitura. Vide exemplos do Leminski. Aqui soa como voz de protesto raso e não como uma fatia do momento único que é capturado pelo(a) poeta, quando está de cara com essa natureza que cita. O título sublinha o que vem a seguir com um imperativo que parece eximir o(a) autor(a) de também salvar o que se defende.
Nota – 6
Camila Furtado
Vago. Salvar a Amazônia das queimadas e também das focas, baleias, etc? Confuso.
Nota – 6
Média- 6,5
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Renata Buzak- 2
Stella Monteiro-2
Izaura Carolina-2,5
Média- 2,5
TOTAL: 35
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(iniko)
Felipe Neto Viana
A maioria das pessoas que me leem sabem que repudio poemas sem título e embora os haikais não exijam continuo pensando que um título pode tornar um poema inesquecível.
Nota: 7
Marcelo Asth
Este haicai, por mais que não siga a métrica, é sucinto – o que aqui é um ponto positivo. Aqui se cria uma imagem forte, do que passa de uma matéria sem vida para algo que respira, mas ainda não é um momento de criação baseado numa percepção específica da natureza – vai além. É material para um bom poema.
Nota – 8
Camila Furtado
Repleto de sentido e ritmo; quase que musical. A falta de um título pesou.
Nota – 9
Média- 8
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Renata Buzak- 3,5
Stella Monteiro-5
Izaura Carolina-4,5
Média 4,5
TOTAL: 49,5
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“Germinar”
(Reyú Maôro)
Felipe Neto Viana
O processo do brotar descrito com beleza cuidadosa.
Nota: 9,5
Marcelo Asth
Quase perfeito na métrica: quesito que – repito - não conta nesta avaliação, a partir das definições estabelecidas nessa etapa do concurso. Título adequado e que ajuda a entender o haicai em sua totalidade. Poesia da boa, com causa e consequência, elementos que se transformam na natureza. Ainda não uma observação de algo presente naquele momento da natureza, mas uma constatação poética bem realizada. É um movimento do resultado dos elementos, o que o poeta traz.
Nota – 8,5
Camila Furtado
A sinestesia sempre fala muito diretamente comigo, detesto aquilo que é comum. Em tão poucas palavras, é bom quando o visual reverbera.
Nota – 9
Média- 9
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Renata Buzak 2,5
Stella Monteiro-3
Izaura Carolina-4,5
Média - 3,5
TOTAL: 49,5
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“Sem Título”
(Turrinha)
Felipe Neto Viana
Delicada a associação entre aquarela e borboletas. Mas e o título não faz parte dessa aquarela?
Nota: 6,5
Marcelo Asth
Bom movimento em todas as imagens. Turrinha traz aqui uma fatia de uma ocasião e partilha de forma concisa, suave e doce. Um exemplo do que é único e singelo na natureza e é capturado pela lente do autor. Senti falta de um título, mas o poema se sustenta nele mesmo. Métrica ao estilo tradicional japonês, bem realizada.
Nota – 10
Camila Furtado
tem ritmo, traz a tranquilidade característica dos haicais e deixa transpassar a relação do poeta com o cenário que o cerca. Muito bom. A falta de um título pesou.
Nota – 9
Média - 8,5
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Renata Buzak -4
Stella Monteiro-4
Izaura Carolina-4
Média- 4
TOTAL: 50
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“O Salvador da Natureza”
(Andrade)
Felipe Neto Viana
Evidente e boa intertextualidade com a pintura surrealista. Dalí de fato salvou a ideia de natureza-morta.
Nota: 9,5
Marcelo Asth
O haicai fica só numa definição, por mais que abstrata. Mas é interessante quando tenta nos mostrar essa natureza de forma avessa, irreal, trazendo à tona uma impressão diferente sobre a estação do ano. Não traz uma observação direta desse outono. Resgate ao quadro “Natureza Morta-Viva”, do pintor citado no haicai. Bom material para desdobramentos.
Nota -8
Camila Furtado
Incrivelmente visual. Atende muito bem aos requisitos do gênero a que se propõe, e não pude deixar de notar a menção da estação do ano, uma delicadeza característica do haicai.
Nota – 10
Média- 9,5
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Renata Buzak 4,5
Stella Monteiro-3
Izaura Carolina-5
Média- 4,5
TOTAL: 54
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“DOS MANUAIS DA NATUREZA”
(Emanuel Ferreiro)
Felipe Neto Viana
O haikai é confuso mas traz consigo o diferencial no último verso.
Nota: 8
Marcelo Asth
Um haicai solto, fresco e cheio de cor. Aqui não observa a natureza, mas traz para a pessoa amada alguma comparação em tons e sensações. Não apresenta uma fluidez, mas o neologismo salva a tentativa.
Nota – 8,5
Camila Furtado
Romântico na medida certa. Apesar de não ver o cerne do haicai, me encantei com a doçura.
Nota – 8
Média- 8,5
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Renata Buzak 5
Stella Monteiro-4
Izaura Carolina-4,5
Média- 4,5
TOTAL: 51
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“COAXAR”
(Sofia Amundsen)
Felipe Neto Viana
Remeteu ao som produzido pelos sapos enquanto um casal apaixonado se divertia (?). Serei ameno e vou considerar essa precária hipótese que o haicai não soube transmitir com eficácia.
Nota: 7,5
Marcelo Asth
Quase perfeito na métrica! O título me sugeriu na hora um fundo sonoro para o poema – o que aqui poderia somar na atmosfera poética, por sugestão de imagem e o que ela suscita. Os dois primeiros versos são gostosos de penetrar, são confortantes, como essa floresta da noite que esconde os bichos que a habitam. Infelizmente não consigo encaixar o terceiro verso no restante do haicai. Fica como um fecho pobre nesse instante que vinha sendo traçado de forma tão poderosa.
Nota- 8,5
Camila Furtado
belo, porém não pude sentir a profundidade das palavras. Não pude sentir essa paixão.
Nota – 7
Média- 8
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Renata Buzak-4
Stella Monteiro-3
Izaura Carolina-4
Média- 4
TOTAL: 46
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“Casulo”
(Erato poeta)
Felipe Neto Viana
O haikai tem lá seu encanto mas abusa da métrica. O adjetivo carece ser melhor escolhido ou sequer posto em um haikai.
Nota: 8,5
Marcelo Asth
Imagem precisa de um instante observado. O que virá a ser transformado, mas que ainda não é colocado como produto desse milagre. O autor aqui observa o fato. Rima pobre entre o primeiro e o terceiro verso. Beleza no que tenta trazer ao leitor. O primeiro verso destoa, se perdendo nas reticências e sublinhando o que os outros dois fazem bem. Título correto.
Nota – 8
Camila Furtado
Linda imagem, promissora. Vejo um outono implícito nestes versos.
Nota - 10
Média- 9
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Renata Buzak-3
Stella Monteiro-4
Izaura Carolina-4,5
Média - 4
TOTAL: 51
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"sutilezas dum amanhecer"
(Cachorro de Rua)
Felipe Viana Neto
Delicado haikai que produz uma imagem bastante condizente com o tema e com o próprio título empregado.
Nota: 8,5
Marcelo Asth
Uma boa captura e boa tradução em versos. Curto e direto. Aqui, apesar de poucas palavras e elementos, parecem figurar outras formas vivas na natureza – o haicai é repleto. O título soa imaturo, podendo ser também mais direto. Poema com percepção e sentimento do que o objeto observado provoca no observador.
Nota 9,5
Camila Furtado
A delicadeza de observar a natureza em seus macro detalhes. Linda imagem.
Nota - 9
Média- 9
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Renata Buzak-3,5
Stella Monteiro-4
Izaura Carolina-4,5
Média- 4
TOTAL: 52
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“Contravenção da natureza”
(Bené)
Felipe Neto Viana
O melhor ficou para o final. Os bichos venceram esta leva com a Annie e agora com esse haikai de acidez e atualidade excepcionais.
Nota: 10
Marcelo Asth
Este haicai não só observa a natureza em um momento específico como a natureza do homem e seus atos. Boa a sacada, dialogando com o cenário atual, mas que soa um pouco forçada. Quem não está antenado aos fatos não capta esse haicai de cara. Ele pertence a esse tempo único.
Nota 8
Camila Furtado
A natureza das paisagens como pano de fundo para a natureza humana (leia-se corrupção). Muito criativo!
Nota- 10
Média- 9,5
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Renata Buzak-5
Stella Monteiro-4
Izaura Carolina-5
Média- 5
TOTAL: 56,5
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“O Livro de Marta: (bilhetes de amor quebrado)”
De Rodrigo Marques-
Pela Expressão Gráfica Editora, 2011,
Foi
ANA GOUVIN
que acertou na mosca o vencedor desta rodada
"DA NATUREZA DOS RIVAIS"
(ANNIE ALEXANDRE GUERRA)
Com 57 pontos.
Meus sinceros agradecimentos a todos os leitores/comentaristas
–que são nossa razão pra continuar a escrever-
esperando que continuem a ler, comentar e participar de novas promoções.
ATENÇÃO:
os jurados não entenderam meu poema,
ResponderExcluire eu não consigo entender esses jurados..
sinceramente
Até onde sei, dentro do conceito do haikai, um raicai não deve conter título e o conteúdo deve falar por si mesmo.
ResponderExcluirA exigência de título neste caso é pura e simplesmente questão pessoal dos jurados e acho que não deveria interferir na nota dada. Seria como punir a fidelidade do autor ao estilo poético requerido na rodada.
Marcelo Ash, obrigada pela aula! Você é ótimo!
ResponderExcluirPoetas concorrentes, parabéns pela qualidade do trabalho. O concurso continua e muita coisa ainda pode mudar nas próximas etapas. Sorte a todos!
Retificando, Marcelo Asth.
ResponderExcluirFelipe Neto...
ResponderExcluiros sapos também se apaixonam... ou você acha que ficam "coaxando" simplesmente para a emissão de som desprovida de sentido?! As pessoas também, mas as pessoas "TAMBÉM"...
Se são os sapos ou as pessoas os apaixonados, ora, o que isso importa?! Se toda a natureza não é o constante exercício de paixão? Que mais é a natureza além de paixão viva, ou morte. e mesmo a morte, apaixonada...
Hipótese?! Deixe a hipótese para a ciência! poesia não precisa de UMA "hipótese"
... poesia é um coaxar... precisa "co-axar", em dupla parceria, desejo de imersão... .se não num vai mesmo; ficamos pelas marolas da superfície
é preciso silêncio e ar... silenciar - mas num silêncio habitado, arrebitado de paixão... se não...
se não, não se diverte! ^^
ResponderExcluirhaha,
beijinhos a tod@s
Jan, concordo de vc e discordo com vc.
ResponderExcluirRealmente, nos hai cais japônicos, não se usa intitulação e são formados de 17 sons da língua local... O que não quer dizer que equivalham a 17 sílabas de nosso aprazível dialeto.
Nas indicações do blog para os poetas escreverem e enviarem seus hai cais, eles são desobrigados a cumprir a métrica da pátria-mãe hai caica, por isso, acho que abrir mão de um título, num poema com tão poucas sílabas é o mesmo que abrir mão de bater um pênalti antes de dar a saída do jogo... No fim, vc pode até ganhar o jogo, mas...
O título, neste caso (dos hai cais), pode ser uma introdução à poesia propriamente dita.
Não defendo esta posição sozinho, vários hai caístas e estudiosos brasileiros defendem a mesma coisa... Só não digo o nome deles agora porque esqueci e minha net é lenta, se eu sair dessa pág, só amanhã de manhã... e olha que eu moro pra lá do Jaçanã.
Bjs
Sofia, as coisas são assim mesmo : um dia da crítica outro do poeta... Responda com seu talento.
#natorcida.
Honestamente
Dante
Bom dia,
ResponderExcluirEu bem que gostaria de não me expor através deste espaço uma vez que faço parte da banca de jurados oficial mas não consegui me conter.
Deixo a todos os poetas concorrentes e não só a Sofia um recado de um indivíduo que é alvo da descrença geral da nação mas que sabe do que está falando: não é hora de degladiar com os jurados. Não é hora de dizer que os jurados não entenderam a sua poesia. Se nós jurados não perceptimos a essência poétia intencionalizada sentimos muito: seja capaz de nos fazer entender na próxima leva.
Existem poemas subjetivos que são acessíveis assim como existem poemas que parecem terem nascido de uma relação entre Clarice Lispector e James Joyce. É necessário ter a chave de acesso ao poema e essa chave se encontra dentro do próprio poema. Quando eu for sábio o bastante para descobrir, por exemplo, o sentido do som emitido pelos sapos e afins provavelmente me sentirei como o Dr. Dolittle. Talvez o título 'Co-axar' já transmitisse a ideia com eficácia.
Poesia não é feita de hipótese? Deixe a hipótese para a ciência? Deixe então o sentido do coaxar de um sapo para a biologia também. Obviamente que a poesia é constituída de relações hipotéticas interpretativas. Se o seu poema é fechado em sentido uno será difícil alcançar a vitória neste certame.
Quanto aos poemas 'sem título' já adianto aos poetas que não terei compaixão quando aplicar a nota. Para mim continua sendo falta de criatividade e em um certame como este a criatividade deve surgir em todas as levas, sem exceção. O lugar-comum deve ser esquecido definitivamente. Por esse motivo prezei pela criatividade mesmo nos haikais que essencialmente não 'pedem' esta postura.
O resultado foi justo sem dúvida. Este certame é uma corrida de cavalos. A cada leva um irá se destacar e surpreender. Será mais veloz, ou mais estratégico. Nesta leva foi a Annie e a Bené e quem será na próxima?
Quem se preocupar mais com os jurados do que ser poeta irá cair do cavalo nesta corrida.
Cordialmente,
F.N.V
Olá,
ResponderExcluirAgradeço as considerações que foram feitas sobre o meu hai cai que procurarei observar nas próximas rodadas e desejar boa escrita e boas leituras nas fases que se seguem.
Abraços e boa sorte!
Olá!
ResponderExcluirEstou muito satisfeito pelo resultado final da rodada. Haicais são sempre traiçoeiros, por isso tive receio... Agradeço a todos os jurados pelos conselhos e pelas grandes avaliações.
Vamoquevamo, poetas!
Andrade.
AMIGOS, TENHO UM PROBLEMA :
ResponderExcluirEstou, desde omtem sem energia na minha casa, neste momento estou na rua, por isso, talvez, eu não consiga postar a próxima rodada nesta madrugada como de costume, porém amanhã, sem falta eu posto.
Parabéns poetas, jurados, comentaristas, todos dando show.
E, como já disse, este espaço é nosso, é democrático, portanto, usem-no como queiram, elogiem, reclamem, conversem, perguntem, respondam.
Obrigado a todos.
Parabéns M. Asth, perfeito seu comentário e julgamento... fiz a mesma reflexão. Parabéns também Annie por perceber claramente a complexidade e sutilezas dos rivais.
ResponderExcluirO todo está muito bom. Abraços.
criticos e poetas
ResponderExcluire da natureza dos rivais