terça-feira, 28 de abril de 2015

I festival Stella Monteiro de poesias (rodada 5)



 Stella Monteiro




O tema desta rodada é

INTUIÇÃO

Proposto pelo Zecafran.




Foto: Paulo Acacio Ramos





&*&*&*&*&*



"Karma Sutra"

(Vinni Corrêa)





Rio de Janeiro - Rio de Janeiro




 &*&*&*&*&*



 "Premonição"

(Paulo Acacio Ramos)



Se o fruto do lábio
não tem a carne
do desejo que trincas
 ávido de sumos...
 casca descasca,
carne descarna,
 caroço, semente, grainha.
pevide explosão,
 sumo desaparece
 nas entranhas.
 sugar o sangue
a seiva a saliva
 da fruta aberta
 em húmida fenda.
intuir o vulcão
 pressentir tua mão
 tirar o leite
 da carne dura
 da fruta madura.
 prender na boca
 a luz emitida...
pela fruta esquecida
 num canto da sala.
um grito de susto!



Trofa - Portugal



&*&*&*&*&* 




"trabalho"

(Dante Pincelli)



em  nada
me inspiro,
nada intuo, 
então,
entre um poema 
e um suspiro,
 concluo: 

escrever
dá trabalho
e, 
pra caralho...




Macaé - Rio de Janeiro



&*&*&*&*&*



"In Tu & São"

(Jan Neves)



No pensar das horas
 passam desejos,
 ilusõesconvicções
e conexõeslampejos,
entre anseios
 e desesperanças.

No pesar das horas
 pousam despejos,
 há luz sem convicção
 e com nexo, lampejos;
 entre ensejos
 de intuição criança



Rio de Janeiro - Rio de Janeiro



&*&*&*&*&*



"Será?"


(Izaura Carolina)









Macaé - Rio de Janeiro



&*&*&*&*&* 



"intuição"

(Zecafran)



 sonhei com lençois brancos 
dançando ao vento no varal,
um gato malhado no telhado 
e um espelho quebrado 
multiplicando em pedaços 
nossa imagem na cama,
jogo de luzes e cores 
o sol na janela,
perfume de café
e o sorriso dela;

acordei,
casa vazia,
fiz um blues 
pra celebrar minha solidão 

festa ao contrario....



Niterói - Rio de Janeiro 



&*&*&*&*&*




EPIFANIA SINFÔNICA

 (RaiBlue)






Meu corpo são cômodos desacomodados
nó apertado de ausências sem nome
à deriva o olho é um farol surtado
intuição de bicho seguindo o faro

persigo falanges no meu tumulto
em meio a túmulos decorados
com lágrimas de amor e ódio

anjos e demônios brincam na minha humanidade
enquanto aguardo o fim dos condenados
a viver o caos de ser dilema
um cristal um prisma de várias cores

há em meu peito um epitáfio guardado
epifania sinfônica para o ultimo verso
o verbo que não usei a vida toda

para ser mortal a língua no último poema
quando a minha voz for pouca

e rouca partir
sendo uma canção de Janis
 penetrando o silencioso azul dos ausentes .



(Salvador / Bahia)


 Inspirado na canção:


Janis Joplin - Kozmic Blues. 

ouça neste link


https://www.youtube.com/watch?v=nLN72sR9w0M


&*&*&*&*&*




"INTUIÇÃO"

(Jorge Luiz)



Sinto uma intuição
Que o inferno e o céu
Estão dentro de mim
Como um vulcão adormecido
Tenho sorrido do próprio destino
Mas, o meu desatino
É ter perdido a confiança
Nas minhas forças
É ter me desprovido
Do teu sorriso
 Das tuas palavras de conforto
 Da sua mão estendida
Do seu olhar confiante
Da sua ternura agasalhadora
Do teu ombro amigo
Dos teus abraços protetores
Das tuas forças doadas em meu favor
***
E quando te faltaram as forças
 Não tive a intuição de te socorrer
O meu sorriso já não sorria pra ti
Minhas palavras ficaram mudas
As minhas mãos eu recolhi
O meu olhar não te encarava
A minha ternura virou arrogância
O meu ombro não te ofereci
O meu abraço já não te protegia
As minhas forças
Eu suguei de você...



Rio de Janeiro - Rio de Janeiro



&*&*&*&*&*




"Almanacama"

(Gri Lo)



Natureza que nos dotou
Defesa portenta e inspecta
Persuasiva elegância
Instância do onírico presente
Da sobrevivência adepta

Intuição
 Criada da consciência
 Loucura ou imaginação
Intuição
Nos leva a dar o passo
Incerto e sem direção

Mente saneada
Caminho declaro longa estrada
No dormir da alma
Intuição ativada

Intuição
Criada na consciência
Loucura e imaginação
Intuição
Nos leva a dar o passo
Em cem possíveis direções



Cambuí - Minas Gerais



&*&*&*&*&* 




"A Senda"

(Anderson Fortuna)


 
Amálgama de sentidos
Todos os olhos da pele
Âmago do pensamento
Que perpetra os confins do universo
Voa em transe
Paira sublime
Pássaro dourado transcendental
A voz do silêncio
Que sussurra o encanto
Revela o incognoscível
Mostra o caminho
A senda que toca a alma
Insight supremo...
A Senda
Amálgama de sentidos
Todos os olhos da pele
Âmago do pensamento
Que perpetra os confins do universo
Voa em transe
Paira sublime
Pássaro dourado transcendental
A voz do silêncio
Que sussurra o encanto
Revela o incognoscível
Mostra o caminho
A senda que toca a alma
A realidade última
Insight supremo

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro



&*&*&*&*&*



"Intuição"

(S. Quimas)


Não sabem os sábios
 A renúncia
 De seus deslizes,
Melhor seriam meretrizes,
 Que vendessem seus corpos
Do que de graça dessem
Certezas. A intuição me diz: silêncio.
Melhor a ausência de certezas.
A única que carrego,
O que me farta a mesa
É o esplendor
De uma formiga andando
Numa trilha.




Rio de Janeiro - Rio de Janeiro



&*&*&*&*&*





O tema para a próxima (penúltima) rodada é

PASSAGEM

proposto pelo Jan Neves



7 comentários:

  1. E da intuição aflorou poemas lindos!!!! " A senda" ,do Anderson, me encantou demais! Todos, na verdade estão um arraso! Rodada maravilhosa essa!!!

    um beijo em cada um, queridos poetas!!!
    RaiBlue

    ResponderExcluir
  2. Mais uma rodada de belos poemas. Parabéns a todos os participantes.
    Luz e paz.

    ResponderExcluir
  3. na escuridão tatuei até encontrar onde se acende a luz foi intuição.......vcs são luz.......plagiando Wang o....rssss

    ResponderExcluir
  4. Grandes poemas, grandes poetas,linda foto da Izaura.
    Parabéns pra nós.

    ResponderExcluir
  5. os olhos do gato,o que sera querem dizer

    ResponderExcluir
  6. os belissimos quadros e fotos de izaura merecem destaques,linda arte

    ResponderExcluir