sábado, 19 de maio de 2012

Comentários e notas (luminária, pretensioso e aglomerar)



O vencedor desta rodada foi o poeta Scott B. Coffe, que ganhou o livro de contos

“Luz vermelha que se azula”
de
Nilto Maciel

E dois ingressos para o Centro Cultural

SOBRADO 70

_Rua Bento Lisboa- 70-A
Catete- RJ.
(Lembrando que os ingressos valem por tempo indeterminado
E são transferíveis)



E nenhum dos comentaristas que apostaram no
Scott B. Coffe estava logado,
Portanto o prêmio para os comentaristas não saiu nesta rodada





&*&*&*&*&*




O professor/jurado Nilton Riguetti
não pode enviar as suas notas a tempo de sair nesta rodada,
portanto recorremos à soma dos jurados especialistas e dividimos por 3
chegando assim a uma média que foi somada ao total de pontos.
O mesmo aconteceu com a professora/jurada Renata Buzak,
só que nesta caso, somamos as notas dos jurados/leitores
para chegar à média,
o restante foi igual.,


















&*&*&*&*&*&*&*&*&*&*

Comentários e notas:

&*&*&*&*








“Flechas Iluminadas”
(Bené)




Felipe Neto Viana
Chega um momento neste certame em que se faz missão difícil para o jurado dissociar todo o histórico do poeta, desde a primeira leva. O poeta Bené fixou um parâmetro muito bem sucedido, um estilo, que não o abandona desde o início. O que é ter estilo? Seria comodismo? Seria respeitar a própria natureza de sua escrita? Em Bené percebo fluidez de pensamentos naturais. Não é de encher linguiça como outros poetas fazem para tentar impressionar, buscando artificialidade no burilar das palavras. A comida caseira é o prato mais delicioso que existe porque exige cuidado e é feito com amor e total doação. Deste prato eu fui servido mais uma vez pelo poeta Bené neste certame.
Nota: 8,5


Marcelo Asth
As palavras foram muito bem utilizadas por Bené, criando uma situação que se mostra a todos nós com muitas imagens claras.
Nota: 9


Camila Furtado
Bonito, mas faltou subjetividade, talvez um final mais interessante.
Nota: 8


Média: 8,5






Stella Monteiro: 4,5



Izaura Carolina: 4,5



Maria de Lourdes Almeida: 3,5


Média: 4,5



Total: 51



&*&*&*&*&*



“E = MC²”
(Cachorro de Rua)




Felipe Neto Viana
Percebo um aglomerado de frases, soltas, sem conectividade umas com as outras. O intróito do poema carrega um tom clichê pouco burilado pelo poeta Cachorro de rua. Tudo pode ser relativo mas até mesmo o relativo precisa ser convincente em um poema.
Nota: 6,5


Marcelo Asth
“Luminária do prazer” e “luminária da vida” são construções pobres dentro do poema. Mas a condução é boa, ao falar da vida. O poema vai ganhando velocidade. O final, pra mim, é o melhor: estonteante! Tem velocidade e luz. É o que melhor revela a energia que é igual à massa, vezes a velocidade da luz ao quadrado.
Nota: 9


Camila Furtado
achei excessivo o uso de clichês. "encena mais uma cena", "ilusão de ótica", "vida pós morte", etc... muitas expressões em um só poema acabam trazendo uma poluição visual.
Nota: 8


Média: 8






Stella Monteiro: 4



Izaura Carolina: 4,5





Maria de Lourdes Almeida: 2,5


Média: 4



Total: 46,5




&*&*&*&*&*




“Poesia Elevador”
(Reyú Maôro)




Felipe Neto Viana
Poema que mescla o concreto e o verso tradicional que não convence, apesar da ousadia. O lado concretista do poema não se sustenta porque esse termo eleva a dor e afins já foi muito utilizado pelos poetas e a inteligência de Reyu se destaca principalmente no final, ao indicar 'aperte para subir': um aviso para que o leitor releia o seu poema e para que o poeta (eu-lírico) reviva sua dor.
Nota: 8



Marcelo Asth
As setas aqui servem para indicar ao leitor que o poema pode ser lido de cima para baixo ou de baixo para cima, mas, decerto, o poema no sentido “baixo para cima” é muito mais elaborado e bonito, tendo melhor início e fim, também trazendo significados referentes ao próprio poema, como: “O discurso do Poeta Leva e Transmite muito Além”.
“Eleva a dor” me fez lembrar da construção forçada da música da cantora Ana Carolina. “Use o elevador com moderação” não me diz nada; prefiro o “aperte para subir” (que foi o que me levou a ler de forma diferente).
Nota: 8,5


Camila Furtado
Muito interessante a parte concreta do poema (de onde extraí a nota). Mas o conteúdo em si me pareceu clichê demais. Poeta + dor + deveras + fingir... blá blá blá... cansei desse sobe e desce
Nota: 8


Média: 8,5






Stella Monteiro: 4,5



Izaura Carolina: 4,5





Maria de Lourdes Almeida: 5


Média: 5



Total: 52




&*&*&*&*&*



“AS SOMBRAS DO ORGULHO AGLOMERADAS”
( J )





Felipe Neto Viana
Um acervo de palavras desnecessárias, rebuscadas. Poema longo que não diz quase nada com nada. O poeta J decepciona nessa leva. Poesia não é conjunto de frases organizadas na vertical.
Nota: 6,5



Marcelo Asth
A começar pelo título excedente, J se perde no poema. Parece realizar três poemas e não cumprir com a mistura que as três palavras poderiam suscitar numa química mais concentrada. Não deu liga. O melhor para mim é o de título “Pretensioso”. Aliás, essa palavra define bem a tentativa poética de J nesta rodada. Os poemas, de fato, têm versos muito belos, como “Arvora-se o tempo em trapaças” e “Encastelado em trono de areia”. Mas não se sustentam no todo, que traz construções prolixas com palavras que ficam a atravancar a beleza poética. Tudo soa como sombras do orgulho aglomeradas.
Nota: 7


Camila Furtado
o interessante da proposta é conseguir reunir os 3 temas em um só poema, eis o desafio. Da forma como foi feito formou pausas desconectadas, difíceis de empolgar.
Nota: 7


Média: 7






Stella Monteiro: 4



Izaura Carolina: 3,5



Maria de Lourdes Almeida: 2,5



Média: 3,5



Total: 41




&*&*&*&*&*



“CANTO DE QUARTO”
( Annie Alexandre Guerra)





Felipe Neto Viana
Annie guerreira está voltando a boa forma. Na ginástica da poesia a Annie andava um pouco preguiçosa e o que percebo neste poema é o início de uma reação tardia para o certame porém jamais tardia para a vida. Quando eu digo que a poeta Annie precisa aprender mais sobre o que é poesia eu não tenho a intenção de ofender a poeta mas sim altertá-la no sentido de que ela carece de mais experiência e leituras. O poema apresenta um suposto personagem de caráter angelical e caráter dúbio interessante e provoca um ar de mistério. Annie está de volta à guerra.
Nota: 8,5



Marcelo Asth
Muito bem explicitada a oposição de imagens no poema. As aparências enganam. À princípio, nos mostra uma imagem de calmaria e conforto, produzida pela luminária e pela mulher/moça que alisa seus cabelos. Depois nos revela que seus pensamentos a igualam aos seres da pintura de Bosch - envolta em prazer, fantasias e luxúria.
Nota: 9,5


Camila Furtado
Que desatino? Que alma adversa? O personagem não empolgou, faltou vivacidade.
Nota: 7,5


Média: 8,5






Stella Monteiro; 4



Izaura Carolina: 3,5



Maria de Lourdes Almeida: 2



Média: 3,5



Total: 47






&*&*&*&*&*



"A Praça do Sol"
(Sofia Amundsen)



Felipe Neto Viana
Poema sem força, com erro ortográfico (você quis transcrever foneticamente o signo 'braza', Sofia?), sem pretensão nenhuma, sem surpresa. A poeta Sofia não entrou, definitivamente, no clima do certame.

Nota: 6



Marcelo Asth
Num certame em competição, a braza com “z” pode chamuscar um poeta. Todo cuidado é pouco. “Chama” como verbo e substantivo enriquecem o poema, somando-se a enxame. Mas o verso “enxadas antigas no ar” não decola. O poema me lembra dos movimentos de ocupação que aconteceram no mundo todo no ano passado - o que, pra mim, faz ganhar bom significado. “A praça abraça os acessos da cidade” é um verso divertido, bem pensado.
A palavra “luminária” está mal aplicada na construção: é o sol de todas as idades? Estranho. Mas as outras palavras solicitadas na rodada estão bem cabidas. O final é o melhor momento.
Nota: 8


Camila Furtado
Muito bom! Uma perspectiva interessante dos bravos retirantes que constroem nossas capitais.
Nota:9


Média: 8






Stella Monteiro: 4



Izaura Carolina; 4,5


Maria de Lourdes Almeida: 4


Média: 4,5



Total: 48




&*&*&*&*&*




“ORBIS TERTIUS”
(Scott B. Coffe)





Felipe Neto Viana
Obra-prima de uma obra-prima é uma outra história. Borges a essa altura se revira em sua tumba imaginária e se sente orgulhoso de ler este poema seja aonde quer que ele esteja. A teoria borgiana do que é ou pode ser cópia é revelada neste poema de forma concisa e estupenda. Que nível de intertextualidade soberbo! Congratulo o poeta Scott e concluo: Scott está no páreo como nunca esteve neste certame.


Nota: 10



Marcelo Asth
Poema redondinho, fluido, coerente. Rimas perfeitas, nos sons e nos tons. Nem parece que foi forjado a partir das palavras pedidas. Elas aqui tomam significados livres; não ficam truncadas na obrigação de inseri-las no poema. Uma disputa de imagens se coloca no espelho e Scott quebra o poema em mil cacos significativos.
Nota: 10


Camila Furtado
Justificativa: precisa? Então tá: perfeito.
Nota: 10


Média: 10






Stella Monteiro: 5



Izaura Carolina: 5


Maria de Lourdes Almeida: 3


Média: 4,5



Total: 57,5





&*&*&*&*&*




“SÚDITO CADUCO”
(Erato Poeta)



Felipe Neto Viana
Erato Poeta não dispôs de suas reais habilidades com as expressões de efeito neste poema. As metáforas soaram razoáveis e o conteúdo escolhido, de acordo com o tema proposto, ficou um pouco a desejar. O início é bom mas não se sustenta e o poeta Erato precisa tomar cuidado com o excesso de auto-confiança dentro da sua própria zona de conforto.
Nota: 8




Marcelo Asth
Poema carregado de boas imagens. Mas desconexo, cheio de beleza costurada. “Sabão de esquecimento” é um verso que quero esquecer. Prefiro me banhar nos lagos onde habita a palavra espelho.
Nota: 8,5


Camila Furtado
Muito bom! Palavras escolhidas, ritmo envolvente, só achei as ideias um tanto desconectadas, seria isso uma estratégia para retratar esse esquecimento?
Nota: 9


Média: 8,5






Stella Monteiro: 4,5



Izaura Carolina: 4,5



Maria de Lourdes Almeida: 3



Média: 4



Total: 50






&*&*&*&*&*




“Vida e Destino: Angustias de Efemeridade”
(Turrinha)



Felipe Neto Viana
Que imagem bem traçada, verso a verso, da longevidade e da proximidade com a morte. Turrinha mais uma vez se mantém intacta, a não ser pelo pequeno erro ortográfico no penúltimo verso, 'more'. O arremate poderia ter sido melhor garimpado o que não tira de forma alguma a beleza do poema em íntegra.
Nota: 9


Marcelo Asth
Nossa! Uma obra de arte. Poema raro. Não tenho muito que comentar - mesmo querendo muito. Turrinha já sabe os segredos.
Nota: 10


Camila Furtado
O que foi isso? Espetacular! Adorei o verso "Tão pretensioso dizer-se vivo, se se morre a cada segundo." escrevi diferente, mas foi como interpretei.
Nota: 10


Média: 10






Stella Monteiro: 4



Izaura Carolina: 5


Maria de Lourdes Almeida: 4



Média: 4,5



Total: 56,5




&*&*&*&*&*




“Aglo (mera) ação”
( Andrade)





Felipe Neto Viana
O poeta Andrade esboça uma reação em comparação à última leva do certame. O que poderia ter sido mais sucinto se desenrola de um modo até atrativo devido a pequenos momentos de pura criatividade que o poeta tem de sobra. As imagens das ruas de São Paulo são sutis e perceptíveis e tão bem ilustrada no verso 'gado a gado'. O título e o arremate se casam e geram um filho sadio, revelando-se um bom poema. Porém, é preciso mais e mais para vencer nessa corrida.
Nota: 9



Marcelo Asth
O poema faz um zoom numa situação. Tem bons jogos poéticos, como na dissecação da palavra “promovida”. O poema é bem conduzido, mas se perde numa verborragia. É uma história longa, boa, mas que cansa a poesia.
Nota: 8,5


Camila Furtado
Poema para ler num só fôlego. Prende, comove, surpreende, encanta. Nesta ordem.
Nota: 10


Média:9,5






Stella Monteiro: 5



Izaura Carolina: 5




Maria de Lourdes Almeida: 5


Média: 5



Total: 57






&*&*&*&*&*&*&*&*


Classificação da rodada:

&*&*&*






Poeta------------------------Pontos







Scott B. Coffe---------------57,5


Andrade-------------------------57


Turrinha-----------------------56,5


Reyú Maôro--------------------52


Bené------------------------------51


Erato Poeta----------------------50


Sofia Amundsen----------------48


Annie A. Guerra----------------47


Cachorro de Rua-------------46,5


J----------------------------------41










5 comentários:

  1. Feliz demais com o resultado da rodada. Quero me desculpar pelo erro de digitação no penúltimo verso (palavra: morre)! Parabéns ao Scott pelo fantástico poema que venceu merecidamente a fase e aos demais poetas que produziram obras maravilhosas! Abraços e até a próxima "peleia"!

    ResponderExcluir
  2. Não te falei (Scott B. Coffe) essa era sua.. bjsss parabéns vc merceu. Quem sabe da próximo me logo... valeuuuu

    ResponderExcluir
  3. Parabéns poetas.
    O jogo vai ficar mesmo entre Andrade e Turrinha.
    Mas Scott tem chances.
    Não perco essa reta final por nada.
    Força pra todos. Que os Deuses da poesia estejam convosco.

    ResponderExcluir
  4. Vamos nessa onda poética, rumo a final!
    Agradeço a todos os jurados pelas considerações.

    Abs!
    Andrade

    ResponderExcluir
  5. O Scott pode virar esse placar ainda.
    Força Scott, estamos com você!

    ResponderExcluir